Há algumas maneiras de olhar para isso.
1) Se você tiver um escapamento AFTERMARKET, ou seja, de fluxo livre como escapamento aberto ou algo assim, pode não ter pressão suficiente, então você terá as vezes um estouro. Sendo que isso está acontecendo na desaceleração, acredito que este seja o seu problema.
2) Você está rodando muito rico, causando a ignição do combustível adicional no escapamento. Isso não é provável com carros com injeção de combustível de hoje... mas não impossível. Nenhum outro perigo além de receber uma multa por barulho. lol.
3) Mais perigoso.... Você está rodando muito pobre. Isso pode ser uma falha no sistema em algum lugar que o computador acredita que você tem combustível suficiente, mas você não tem. Então, está fazendo você ter detonação. Isso pode LITERALMENTE levar à fusão de seus pistões se for ruim o suficiente e durar o tempo suficiente.
Ter o escapamento "amaciado" é um monte de besteira. Eu ouvi mais do que muitas vezes vazamentos de escapamento em meus dias, e eu nunca ouvi um estouro ou estouro dele. Normalmente, apenas soa errado e ruim. Não há nada para "amolecer" em um escapamento. A menos que você esteja fazendo a velha escola *******, deixe seus pacotes de vidro realmente quentes e depois coloque uma mangueira lá para quebrar o vidro.
Não é algo que você vai fazer nos escapamentos de hoje. Definitivamente, se você gastou mil em um escapamento de desempenho aftermarket..... Uma ressalva para isso é se você atropelou algo e literalmente fez um buraco em seu escapamento. Mas você notaria uma diferença geral em relação ao estouro ocasional. Seria notavelmente mais alto em marcha lenta e tudo.
de qualquer forma, definitivamente mande verificar o carro. Algo não está certo. ESPECIALMENTE se for tudo original.