BMW Forum - BimmerFest BMW Forums banner

Limpeza do Evaporador do Ar Condicionado E46 - Uma Revisão de Dois Métodos

33K views 2 replies 3 participants last post by  latitude39  
#1 · (Edited)
Nesta altura, provavelmente todos estamos familiarizados com o infame cheiro do sistema HVAC da BMW. Há algo no design da caixa do aquecedor da BMW - o grande e complexo invólucro de plástico preto que fica entre o painel e o corta-fogo e contém o ventilador HVAC, o evaporador do ar condicionado e o núcleo do aquecedor - que permite que a humidade se acumule e proporcione um ambiente convidativo para o crescimento de bolor e bactérias. Embora eu tenha sido bastante consciencioso em desligar o ar condicionado e fazer passar ar fresco do exterior pelo sistema antes de chegar ao meu destino, o tempo chuvoso recente ajudou a que a matéria malcheirosa se instalasse.

Com duas latas de Einszett (1Z) Klima-Cleaner na bancada, limpei o evaporador do ar condicionado do meu carro duas vezes na semana passada. Aqui está uma comparação dos dois métodos diferentes que usei. Se está a pensar em limpar o evaporador do seu carro, espero que este artigo lhe forneça informações suficientes para decidir qual o caminho que quer seguir.

Em primeiro lugar,

Aviso Legal e Dicas de Segurança

• AVISO LEGAL: NÃO SOU TÉCNICO DA BMW. Estou a partilhar as minhas experiências de limpeza do evaporador do ar condicionado no meu sedan E46 com controlo climático automático. Dependendo do ano e da configuração do seu veículo, o sistema HVAC do seu carro pode variar. Não serei responsável por quaisquer danos ou ferimentos resultantes do seguimento de qualquer coisa que tenha publicado neste tópico. Verifique os números das peças antes de comprar os seus próprios materiais. É também da sua responsabilidade verificar as informações técnicas com uma fonte confiável, como o BMW TIS, a sua cópia do manual de reparação da Bentley Publishers ou um mecânico de confiança. Se não se sentir à vontade para fazer este trabalho no seu próprio carro, recomendo que procure a ajuda de um amigo experiente ou do seu mecânico.
  • Se você ou seus passageiros tiverem sensibilidade a mofo, poeira, bactérias ou produtos químicos usados em tratamentos de ar condicionado, escolha seu produto de limpeza com cuidado e considere pedir a um profissional para fazer o trabalho.
  • Embora eu tenha usado 1Z Klima-Cleaner, você pode preferir usar um produto diferente; qualquer que seja a sua escolha, certifique-se de que ele foi projetado e rotulado pelo fabricante para uso em sistemas HVAC automotivos. Use as medidas de segurança apropriadas, tenha ventilação adequada e não fume ao trabalhar com produtos químicos, especialmente aerossóis. Siga completamente as instruções do fabricante do produto químico de limpeza. Mantenha crianças e animais de estimação longe dos produtos de limpeza e dos resíduos que saem do dreno da caixa do aquecedor. Descarte com segurança os resíduos de limpeza de acordo com as instruções do fabricante.
Como sempre, você é bem-vindo para fazer as coisas de forma diferente e discutir seu método aqui.

Antes de Começar

Estacionei o carro numa superfície plana para facilitar a drenagem da caixa do aquecedor.

Eu tinha quase certeza de que o dreno da caixa do aquecedor do meu carro não estava entupido, mas antes de começar a desmontar qualquer coisa, recomendo fortemente que você verifique o dreno da caixa do aquecedor. Com o carro estacionado em uma área bem ventilada e o motor funcionando, deixe o ar condicionado funcionar por vários minutos. Espere que o condensado da caixa do aquecedor goteje na calçada ou em sua bandeja de coleta. Se a água pingar facilmente, então o dreno da caixa do aquecedor não está entupido e você pode prosseguir com a limpeza. No entanto, se nenhuma água sair, então o dreno da caixa do aquecedor provavelmente está entupido e você não deve prosseguir com a limpeza até que o dreno possa ser limpo. Se o dreno estiver entupido, os resíduos líquidos do processo de limpeza não terão para onde ir e apenas se acumularão dentro da caixa do aquecedor e incentivarão o crescimento de coisas mais estranhas dentro.

Depois que as coisas forem desmontadas e o evaporador estiver exposto, haverá outra chance de verificar novamente o dreno da caixa do aquecedor. Consulte "O Processo de Limpeza" abaixo.

Método 1: Pulverizar na Abertura da Unidade de Estágio Final do Compartimento dos Passageiros

Materiais para o Método 1
  • Limpador do evaporador do ar condicionado, incluindo o acessório da mangueira de pulverização
  • Assadeira de alumínio para peru
  • Toalhas
Ferramentas para o Método 1
  • Senso comum
  • Paciência
  • Proteção para os olhos
  • Luvas de borracha descartáveis
  • Almofada para o joelho
  • Conjunto de ferramentas de remoção de acabamento interno de plástico
  • Conjunto de chaves Torx
  • Conjunto de chaves de fenda
  • Conjunto de ferramentas de remoção do monitor de bordo (se o carro tiver um sistema de navegação de fábrica). Para monitores widescreen, o número da peça BMW para o conjunto de ferramentas é 83 30 0 493 961.
  • Frasco de spray cheio de água limpa
Procedimento Básico para o Método 1
1A. Remova os controles HVAC (para carros sem navegação) ou o monitor de bordo (para carros com navegação).
1B. Alcance a cavidade do monitor de bordo/controle HVAC e desencaixe a aba superior do duto do compartimento dos passageiros da caixa do aquecedor.
1C. Remova a caixa de luvas e o painel de plástico do compartimento dos passageiros na parte inferior da caixa de luvas.
1D. Mova o duto do compartimento dos passageiros para revelar o motor de distribuição de ar.
1E. Remova o motor de distribuição de ar na frente da unidade de estágio final.
1F. Remova a unidade de estágio final. Forre a área sob a abertura da unidade de estágio final com toalhas.
1G. Limpe o evaporador. Consulte "O Processo de Limpeza" abaixo.
1H. A montagem é o inverso da remoção.
1I. Ligue o carro e execute o sistema HVAC por vários minutos, na velocidade máxima do ventilador, para secá-lo.

Observações sobre o Método 1
  • A abertura da unidade de estágio final não é muito grande, então minha visão da superfície do evaporador era limitada. Movi a extremidade da mangueira para frente e para trás e para cima e para baixo dentro da caixa. Foi preciso um pouco de paciência para obter uma boa cobertura.
  • Há uma proteção de plástico acima da unidade de estágio final que dificulta a pulverização do lado do passageiro do evaporador. Veja a Foto 2, que tirei com a ajuda de um espelho de inspeção. É possível passar a mangueira de pulverização entre a proteção e o evaporador, mas isso aumenta o risco de dobrar as aletas na superfície do evaporador.
  • Como muitos observaram ao substituir a unidade de estágio final, é um espaço apertado para trabalhar, e eu tive que deitar no compartimento dos pés de um lado para ter uma boa visão do evaporador e guiar a mangueira para a abertura.
  • A partir da data desta publicação, o conjunto de ferramentas de remoção do monitor de bordo ainda está disponível nos departamentos de peças dos revendedores BMW. O preço de tabela do conjunto é de cerca de US$ 12. Observe que as ferramentas retratadas na Foto 1 são apenas para o monitor widescreen, não para os monitores anteriores com telas menores. As ferramentas não são absolutamente necessárias (pesquise neste fórum por "faca de bife" ), mas são muito úteis.
  • É um trabalho um pouco menos sujo trabalhar no interior do que trabalhar no compartimento do motor.

Método 2: Pulverizar na Carcaça do Ventilador do Compartimento do Motor

Materiais para o Método 2
  • Limpador do evaporador do ar condicionado, incluindo o acessório da mangueira de pulverização
  • Assadeira de alumínio para peru
  • Toalhas
Ferramentas para o Método 2
  • Senso comum
  • Paciência
  • Proteção para os olhos
  • Luvas de borracha descartáveis
  • Conjunto de chaves Torx (chaves magnéticas são obrigatórias)
  • Conjunto de chaves de fenda
  • Conjunto de soquetes métricos
  • Catraca e extensões
  • Barbante, arame rígido ou ferramenta de gancho
  • Fita adesiva
  • Fita adesiva ou fita adesiva
  • Frasco de spray cheio de água limpa
Procedimento Básico para o Método 2
2A. Desconecte a bateria.
2B. Remova o microfiltro, o plenum de ar do microfiltro, a antepara do aquecedor, a junta de borracha da antepara do aquecedor, a barra de suporte (se presente) e as tampas superiores do motor. Substitua a barra de suporte (se presente) após remover as tampas do motor.
2C. Remova a aba de ar do lado do passageiro da carcaça do ventilador.
2D. Remova a tampa externa do ventilador e a tampa lateral do ventilador do lado do passageiro.
2E. Desconecte o chicote do fio do ventilador. Desencaixe a correia de retenção do ventilador. Levante o ventilador do berço do motor e puxe o ventilador completo pela lateral do passageiro da abertura acima das bobinas de ignição.
2F. Cubra a conexão elétrica do ventilador com fita adesiva. Coloque uma toalha em cima da parte traseira do motor.
2G. Limpe o evaporador. Consulte "O Processo de Limpeza" abaixo.
2H. A montagem é o inverso da remoção.
2I. Ligue o carro e execute o sistema HVAC por vários minutos, na velocidade máxima do ventilador, para secá-lo.

Observações sobre o Método 2
  • Para mim, este método oferece o melhor e mais direto acesso à superfície do evaporador. Veja a Foto 3, que tirei logo após pulverizar o último da espuma no evaporador.
  • É melhor usar este método quando o motor estiver frio, pois todo o trabalho ocorre no corta-fogo.
  • Desconectei a bateria porque um membro do E46 Fanatics relatou causar faíscas quando a correia metálica do ventilador entrou em contato com o chassi.
  • Reconectei a barra de suporte depois de remover as tampas do motor. A cinta fez um bom apoio para as mãos e um lugar para apoiar os cotovelos.
  • Os clipes de mola que prendem a parte inferior da tampa externa do ventilador são cativos. Aqueles quatro pequenos parafusos Torx que prendem a tampa externa e a tampa lateral teriam sido fáceis de perder sem a ajuda de chaves magnéticas.
  • Não foi necessário remover a aba de ar do lado do motorista da carcaça do ventilador, pois consegui alimentar o ventilador pelo lado do passageiro. Se você já puxou o ventilador de um E36, a quantidade de espaço disponível para puxar o ventilador E46 parecerá luxuosa em comparação.
  • Usei um pedaço de barbante para puxar e desencaixar a correia de retenção do ventilador. A correia caiu do berço do motor assim que o motor do ventilador ficou livre. Eu deveria tê-la agarrado antes que ela se soltasse e caísse contra o evaporador.
  • A remoção do ventilador expôs dois orifícios retangulares no berço do motor que me permitiram pulverizar as porções superiores do evaporador, que estão escondidas atrás da carcaça de plástico do ventilador.
  • Tomei cuidado para não inundar a área ao redor da unidade de estágio final com o limpador. O líquido poderia ter vazado da caixa do aquecedor ao redor da unidade de estágio final. Rajadas curtas foram a chave.
  • Depois de esvaziar a lata de Klima-Cleaner no evaporador, limpei as superfícies internas da carcaça do ventilador (incluindo a tampa externa do ventilador) com uma toalha limpa e úmida. Também limpei qualquer líquido de limpeza que estivesse presente no berço do motor.
  • A correia de retenção do ventilador não queria ficar no lugar do berço do motor enquanto eu deslizava o ventilador de volta para a carcaça e para o seu berço. Então, prendi a correia ao berço do motor e, em seguida, prendi-a ao teto da cavidade do corta-fogo para evitar que ela caísse enquanto eu reinstalava o ventilador.
  • Em comparação com o Método 1, este método exigiu mais tempo para remontar tudo, reconectar a bateria e ligar o carro. Não consegui reconectar a bateria sem primeiro prender o ventilador em seu berço e reconectar o chicote do fio do motor, e queria executar o sistema com o microfiltro no lugar para evitar a introdução de ar empoeirado e não filtrado na caixa do aquecedor.

O Processo de Limpeza

Este procedimento se aplica aos Métodos 1 e 2.

Coloquei a assadeira sob o carro, aproximadamente abaixo dos controles HVAC, e pulverizei vários jatos de água limpa na caixa do aquecedor na frente do evaporador. Esperei que a água escorresse da caixa do aquecedor e pingasse na panela, depois ajustei o posicionamento da panela conforme necessário.

Agitei a lata de 1Z Klima-Cleaner de acordo com as instruções, depois prendi a mangueira de pulverização fornecida e comecei a pulverizar a superfície do evaporador. Não descarreguei toda a lata na caixa do aquecedor em uma única pulverização; a espuma se expande muito rapidamente, o que significa que pode facilmente entrar em lugares onde não é desejada. Rajadas controladas foram a chave para uma limpeza eficaz. A lata de Klima-Cleaner era boa para várias rajadas de 5 a 10 segundos.

As aletas na superfície do evaporador são muito finas e se dobram com a menor pressão, então tentei fazer o mínimo de contato possível com elas. Também pulverizei as superfícies internas da caixa do aquecedor ao redor do evaporador para remover qualquer coisa que pudesse estar aderindo a elas.

Certifiquei-me de manter a lata na posição vertical durante a pulverização e esperei pelo menos 30 minutos antes de ligar o carro para secar a caixa do aquecedor.

Medidas Preventivas

A Einszett recomenda o uso do Klima-Cleaner para limpar o evaporador a cada três a seis meses.

Para retardar o retorno do cheiro, pretendo continuar fazendo o que faço há muitos anos: alguns minutos antes de chegar ao meu destino, desligo o ar condicionado, mas continuo a fazer passar ar fresco do exterior pelas saídas de ar para secar qualquer condensação que possa estar aderindo ao evaporador ou dentro das saídas de ar.

Conclusões

Aqui está um método que eu não usei. Alguns produtos projetados para limpar o evaporador do ar condicionado de um carro incluem um acessório de mangueira longo junto com o aerossol. Os fornecedores, exaltando a facilidade com que o produto pode ser usado, recomendam que você passe a mangueira pela saída de ar central o máximo possível e, em seguida, descarregue toda a lata de limpador espumante na (esperançosamente) caixa do aquecedor. Usando um espelho de inspeção, olhei para baixo na saída de ar central e não vi nada além de abas fechadas. As abas do sistema do meu carro fecham quando desligo o sistema HVAC, então não acho que seja realmente possível acessar o evaporador dessa forma. Sua quilometragem pode variar.

Dos dois métodos que usei, ambos foram bastante diretos. Cada um tem suas vantagens e desvantagens. As peças que removi para chegar ao evaporador só voltaram a se juntar de uma maneira, então a remontagem foi difícil de estragar. Ambos os métodos exigiram aproximadamente a mesma quantidade de tempo.

O Método 1 é uma moleza se você também estiver planejando substituir uma unidade de estágio final com defeito, instalar um novo rádio ou fazer outros trabalhos de fiação atrás do rádio ou da caixa de luvas. Mas você precisa se sentir confortável em trabalhar em um espaço tão pequeno e sem uma boa visão da maior parte do evaporador. Além disso, se você tiver o monitor de bordo, terá que pensar em obter as ferramentas especiais para removê-lo.

O Método 2 faz mais sentido se você tiver outro trabalho a fazer no compartimento do motor que exija a remoção do plenum de ar do microfiltro, como a substituição do ventilador, velas de ignição, bobinas de ignição ou a junta da tampa da válvula. Você se inclinará muito sobre o motor, então planeje ter uma dor nas costas depois. Como eu disse antes, acho que o Método 2 oferece o acesso mais direto à superfície do evaporador e também oferece a oportunidade de limpar as superfícies internas da carcaça do ventilador.

Depois de ler tudo isso, você pode estar se perguntando como limpar um dreno da caixa do aquecedor entupido. Não sei a resposta para essa pergunta, porque o tubo de drenagem está localizado acima da transmissão e parece inacessível. Qualquer pessoa que tenha limpado com sucesso o dreno da caixa do aquecedor é bem-vinda para postar neste tópico.

Referências

Attachments

#2 ·
Ótimo tutorial. Pergunto-me se seria mais fácil ir do lado debaixo do capô, onde está o motor do ventilador? Tive uma boa visão dele quando estava a fazer a troca da transmissão no meu 323i, mas não reparei até onde se pode ou não ver lá dentro.

#3 ·
Muitos agradecimentos a G. P. Burdell por este excelente DIY

Realizei este serviço ontem, usando o Método 2. O procedimento correu muito bem.

Aqui estão minhas anotações:

Além de remover esses itens na etapa 2B, também removi os dois limpadores e a longa cobertura de plástico sob os limpadores que veda a parte inferior do para-brisa.

Em vez de soltar a correia de retenção do soprador na etapa 2E, optei por remover os quatro parafusos com arruelas integradas, depois de colocar panos nos canais de ar para pegar os parafusos, caso caíssem.

O motor do soprador e a gaiola do esquilo saíram limpos, sem ter que forçá-lo por uma abertura muito pequena. Havia "apenas o suficiente" de folga para removê-lo sem resistência. Isso foi muito satisfatório, pois ouvi falar de pessoas usando alguma força para tirá-lo.

Havia crescimento de mofo difuso nas aletas do evaporador no centro inferior. Usei ar de oficina para quebrar um pouco do mofo. Em seguida, borrifei toda a superfície do evaporador, colocando espuma em todos os quatro cantos.

Ao instalar o motor, usei Stabilant 22, que é um "intensificador de contato elétrico" mencionado muitas vezes no manual da Bentley, para revestir os contatos do plugue.

Incluí algumas fotos com anotações que podem ajudar outra pessoa que, como eu, nunca esteve lá antes.

Attachments