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A Verdade Sobre o Torque das Velas de Ignição e Anti-Seize

85K views 59 replies 26 participants last post by  computiNATEor  
#1 ·
Aqui está a informação direta para um 530 de seis cilindros de 2003.

Ao substituir as velas de ignição pelas NGK BKR6EQUP recomendadas pela fábrica, não aplique composto anti-aperto.

Observe o aviso em PDF em anexo da NGK. O ponto importante é que todas as velas de ignição NGK são fabricadas com um revestimento especial na carroceria de metal que não requer anti-aperto.

Dito isso, você pode agora apertar a vela NGK BKR6EQUP com o torque especificado pela fábrica da BMW 30 NM a seco (para esta vela de 14 mm).

Eu recomendo fortemente que qualquer pessoa que substitua velas de ignição em uma cabeça de cilindro de alumínio use uma chave de torque.

Acabei de substituir minhas velas originais de fábrica hoje com 42.000 milhas, e há uma clara melhora na suavidade do motor ao subir pela faixa de rotação superior ao trocar as marchas.
 

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#4 ·
É usado para apertar parafusos até o ponto de escoamento, o que estica ligeiramente o parafuso, proporcionando uma ação de fixação ideal. O parafuso não pode ser usado novamente.

O parafuso é apertado até um valor de torque específico e, em seguida, apertado ainda mais até um ângulo especificado. A chave tem um dispositivo de medição de ângulo, quase como um transferidor.
 
#5 ·
É usado para apertar parafusos até um ponto de escoamento, o que estica ligeiramente o parafuso, proporcionando uma ação de fixação ideal. O parafuso não pode ser usado novamente.

O parafuso é apertado para um valor de torque específico e, em seguida, apertado ainda mais para um ângulo especificado. A chave tem um dispositivo de medição de ângulo, quase como um transferidor.
Entendi.

O problema é que o arquivo *.pdf afirma: "Ao instalar velas de ignição sem revestimento metálico especial (com anti-seize), instale com base no ângulo de torque do fabricante do veículo."

Meu manual E46 Bentley afirma que as velas de ignição devem ser apertadas com 25 NM (18 lb-pé).

Eu nunca ouvi falar de ângulo de torque sendo usado para apertar velas de ignição. Não é como se fosse um parafuso de aço. Você apenas coloca força suficiente para comprimir a arruela de esmagamento.

Então, eu estava apenas me perguntando o que eles estavam falando sobre "ângulo de torque" para velas de ignição. Não faz sentido. :dunno:
 
#7 ·
O manual Bentley do meu E46 afirma que as velas devem ser apertadas a 25 NM (18 ft-lb.)

Wingspan, o seu E46 usa uma vela de ignição de 12 mm?
Hmmm...está listada como OEM NGK BKR6 EQUP.

Eu acho que usei uma chave 17mm para fazer as velas (motor M54), mas não tenho certeza.
 
#8 ·
Hmmm...está listado como um OEM NGK BKR6 EQUP.

Eu acho que usei uma chave de 17 mm para fazer as velas (motor M54), mas não tenho certeza
.


Ótimo, mais uma caixa de problemas. :rofl:

Aqui está o PDF para as especificações de torque da BMW. Vá para a página 52 para as velas de ignição (como postado).
 

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#9 · (Edited)
Uma pequena quantidade de anti-seize nas roscas não fará mal.
Basta reduzir um pouco o torque.

A NGK deveria ter publicado dois valores de torque separados, um para instalação a seco e outro para instalação com anti-seize.

O melhor é remover as velas de ignição a cada 2 anos ou 24.000 km para exame e aplicar uma pequena quantidade de anti-seize para evitar a ligação.
Eu faço isso há 30 anos e sempre uso 25 Nm, nunca tive um único problema com todos os meus carros.
 
#12 ·
Um pouco de anti-seize nas roscas não fará mal. Basta reduzir um pouco o torque. A NGK deveria ter publicado dois valores de torque separados, um para instalação a seco e outro para anti-seize. O melhor é remover as velas de ignição a cada 2 anos ou cerca de 24.000 km para exame e aplicar um pouco de anti-seize para evitar a ligação. Faço isso há 30 anos e sempre uso 25 Nm, nunca tive um único problema com todos os meus carros.
Olá Cam. Na verdade, isso o forçaria a trocar o VCG e as arruelas também. Eu apenas sigo o intervalo de 4 a 5 anos / 80.000 km. Até agora tudo bem. Antigamente, eu e meu pai costumávamos trocá-los todos os anos. E fazer a manutenção do carburador uma ou duas vezes por ano. É preciso amar os carros de hoje.
 
#10 ·
Para aqueles que se perguntam qual o torque necessário para danificar a rosca do furo da vela da cabeça do cilindro. Este sujeito do Ford Forum fez esta experiência usando um motor Ford sucata. Leia isto para se divertir:

http://www.ford-trucks.com/forums/1...-for-the-breaking-point-on-the-early-4-spark-plug-thread-heads.html#post9424574

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CITAÇÃO:
Usei uma cabeça Ford 2001 MY PI 2V V10 sucata com boas roscas para testar o ponto de ruptura das roscas das velas que são tão fracas de acordo com muitas pessoas neste fórum.

Fiz quatro velas, duas com antiaderente e duas secas.
Comecei com o torque correto e fui aumentando.

Em 55 ft lbs parecia que as roscas estavam apenas começando a esticar.

De 55 a 85 consegui cerca de 1-1/2 voltas a mais delas, e não foi bom.

Duas das velas quebraram rente às cabeças logo abaixo de 100 ft lbs, após mais 3/4 de volta de 85 ft lbs. Uma estava seca e outra tinha antiaderente.

A terceira vela quebrou bem em 100, 5/8 de volta após 85 ft lbs. Esta tinha antiaderente.

A quarta chegou a 115 ft lbs, 1/8 de volta após 100 ft lbs (7/8 de volta após 85 ft lbs) e quebrou. Esta era uma vela seca.

Todas elas quebraram a vela, eu nunca danifiquei as roscas das cabeças como eu pensei que faria.
 
#11 ·
experiência usando um motor Ford sucata
Eu adoro este tipo de informação de autópsia do mundo real!

A única outra maneira de obter esta informação é experimentá-la em nosso amado BMW.

Este tópico (do qual eu não sabia antes) pertence aos melhores links (então, eu acabei de adicioná-lo).

- Selecionando e trocando suas velas de ignição (1) (2) (3) (4) & a verdade sobre o torque (1)
 
#19 · (Edited)
1+,

A chave de torque é obrigatória ao instalar velas de ignição:
http://www.ngk-sparkplugs.jp/english/techinfo/qa/q18/index.html

Image


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No entanto, quando você não tiver a chave de torque, você pode seguir o procedimento NGK aqui.
NOTA: "novo" e reutilizado". Além disso, uma volta é definida como 360 graus.

Image
 

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#21 ·
Meu ponto sobre este tópico vela de ignição vs. anti-seize (eu sempre uso anti-seize) é que: há margem para erro ---> Digamos que o livro diz 30 Nm, se alguém for para 25 Nm ou 35 Nm, não tem problema (algumas pessoas entram em pânico com essa pequena mudança no torque).
A vela de ignição vai quebrar em 100 lb-ft ou aproximadamente 130 Nm (veja o experimento acima).

Para sua informação, meu Honda Odyssey 2007 exige 13 lb-ft (mesmo design e dimensão da vela do meu E39, mesmo número de rosca da cabeça de alumínio). Acho que 13 lb-ft é um pouco baixo.....então eu uso 18-20 lb-ft.

Um pequeno truque foi ensinado a mim pelo profissional há muitos anos: durante a instalação, eu sempre uso uma pequena quantidade de anti-seize nas roscas da vela de ignição. Em seguida, gire o soquete da vela à mão no sentido anti-horário algumas vezes para evitar o cruzamento das roscas. Em seguida, gire-o no sentido horário para apertá-lo, novamente apenas à mão. Use a catraca apenas quando não puder mais girá-lo à mão.

OBSERVAÇÃO: Às vezes, a inserção de borracha do soquete da vela de ignição quebrou com o tempo/uso ---> vela de ignição instalada em um ângulo errado (veja a última foto acima)!
Se a inserção de borracha estiver quebrada, obtenha um novo soquete ou use a mangueira apropriada como solução.
A mangueira que eu uso tem I.D. = 8 mm e O.D. = 17 mm; basta cortar um pequeno donut e inseri-lo no soquete (remova a inserção de borracha antiga primeiro).
 
#22 · (Edited)
Meu ponto sobre este tópico vela de ignição vs. anti-seize (eu sempre uso anti-seize) é que: há espaço para erros ---> Digamos que o livro diz 30 Nm, se alguém for para 25 Nm ou 35 Nm, sem problemas (algumas pessoas entram em pânico com esta pequena mudança no torque). A vela de ignição vai quebrar a 100 lb-ft ou aproximadamente 130 Nm (veja o experimento acima). PARA SUA INFORMAÇÃO, meu Honda Odyssey 2007 exige 13 lb-ft (mesmo design e dimensão da vela que meu E39, mesmo número de rosca da cabeça de alumínio). Acho que 13 lb-ft é um pouco baixo.....então uso 18-20 lb-ft. Um pequeno truque foi ensinado a mim pelo profissional há muitos anos: durante a instalação, sempre uso uma pequena quantidade de anti-seize nas roscas da vela de ignição. Em seguida, gire o soquete da vela de ignição à mão no sentido anti-horário algumas vezes para evitar roscas cruzadas. Em seguida, gire-o no sentido horário para apertá-lo, novamente apenas à mão. Use a catraca somente quando não puder mais girá-la à mão. OBSERVAÇÃO: Às vezes, a inserção de borracha do SOQUETE da vela de ignição quebrava com o tempo/uso ---> vela de ignição instalada em ângulo errado (veja a última foto acima)! Se a inserção de borracha estiver quebrada, obtenha um novo soquete ou use a mangueira apropriada como solução. A mangueira que uso tem DI = 8 mm e DE = 17 mm; basta cortar um pequeno donut e inseri-lo no soquete (remova a inserção de borracha antiga primeiro).
Usar 20 lb-ft em vez de 13 lb-ft é ~ um aumento de 53% no torque, um desrespeito grosseiro à especificação e ao trabalho que foi feito para projetar a especificação. A maioria das pessoas acha que sabe mais do que os engenheiros que gastaram milhares de horas-homem projetando e testando as roscas e os designs das velas. Suponho que seja fácil adotar essa abordagem se não se tem uma formação e experiência reais de engenharia em um escritório de design de uma montadora com laboratórios de testes muito extensos. Os engenheiros de projeto são responsáveis por centenas de milhares de veículos com 4, 6 ou 8 orifícios de velas cada um e querem e precisam fazer isso corretamente. Gerações de engenheiros nas empresas automotivas e também nas empresas de velas trabalharam nas roscas das velas e sabem mais do que o homem na rua ou qualquer mecânico com 20 ou 30 anos de experiência. Pense nisso. Em relação ao anti-seize, eu o uso na maioria das roscas, mas não nas velas, pois não é necessário. Se você usá-lo, ele deve ser classificado para temperaturas muito altas. Caso contrário, ele vai assar nas roscas na cabeça e um pouco permanecerá lá após a remoção da vela antiga, interferindo na instalação da nova vela. Em relação à rotação reversa antes de iniciar a rosca para ajudá-la a alinhar, eu concordo. A maioria de nós faz isso todos os dias com caixas de leite, garrafas de água, etc. Giramos a tampa para trás e, ao sentir o clique e a tampa cair, sabemos que devemos parar e então começar a apertar a tampa, bem como a vela de ignição e muitos outros itens com roscas que encontramos diariamente.
 
#25 ·
Uma forma de evitar o cruzamento de roscas e outros problemas de partida de roscas é usar um pedaço de mangueira de combustível de borracha ou qualquer outra mangueira que se encaixe perfeitamente sobre a jaqueta de porcelana da vela....insira a vela na mangueira, insira suavemente a vela no orifício da vela e gire a mangueira para iniciar as roscas e fazê-las descer na cabeça. Este método oferece mais sensibilidade do que usar um soquete e extensão.

(A propósito, eu sou Old School.... Eu acredito em anti-seize nas velas, e aprendi a confiar nas minhas mãos para o valor de torque adequado....desculpe, os duvidosos)
 
#26 ·
...(Aliás, eu sou da velha guarda.... Acredito em anti-seize nas velas, e aprendi a confiar nas minhas mãos para o valor de torque adequado....desculpem, os que duvidam)
Fast Bob,

Você não é da velha guarda. Você é inteligente.
Eu também uso anti-seize.

E apesar do fato de que Honda, BMW, Toyota etc. nos dizem para não trocar as velas até 100.000 milhas, eu as removo a cada 3 anos para inspeção, aplico anti-seize e as coloco de volta (se eu reutilizei as velas). Afinal, esses fabricantes não têm que lidar com velas presas a 100.000 milhas, nós temos que lidar com isso!

Até mesmo os profissionais da Popular Mechanics recomendam anti-seize. E posso dizer que esses caras da Popular Mechanics sabem o que estão fazendo!

http://www.popularmechanics.com/cars/how-to/repair/4212608

A: Existem várias maneiras de reparar roscas danificadas. Na verdade, pode ser possível simplesmente perseguir as roscas antigas com um macho e limpá-las. Ou, como ilustrado, você pode inserir um Helicoil. Existem vários tipos de inserções de reparo, mas preferimos Helicoils. Eu daria ao seu mecânico uma chance de consertar as roscas antes de colocá-lo contra a parede. Quando uma vela teve a chance de casar com uma cabeça de cilindro por 100.000 milhas, não é incomum que as roscas de alumínio saiam da cabeça com a vela. (Eu puxo e inspeciono as velas a cada dois anos e as reinstalo com uma pequena quantidade de composto anti-seize, mas essa é outra coluna.)
 
#29 · (Edited)
Aqui está a verdade para um 530 de seis cilindros de 2003.

Ao substituir as velas de ignição pelas NGK BKR6EQUP recomendadas pela fábrica, não aplique composto anti-seize.

Observe o aviso em PDF em anexo da NGK. O ponto importante é que todas as velas de ignição NGK são fabricadas com um revestimento especial na carroceria de metal que não requer anti-seize.

Dito isso, você pode agora apertar a vela NGK BKR6EQUP com o torque especificado pela fábrica da BMW de 30 NM a seco (para esta vela de 14 mm).

Eu peço encarecidamente a qualquer pessoa que esteja substituindo velas de ignição em uma cabeça de cilindro de alumínio que use uma chave de torque.

Acabei de substituir minhas velas originais de fábrica hoje com 42.000 milhas, e há uma clara melhora na suavidade do motor ao subir na faixa de RPM superior ao mudar as marchas.
nvm
 
#32 ·
Não para ressuscitar os mortos... Eu estava pesquisando a especificação de torque e me deparei com isso e tive que postar meu problema no post do OP. Não estou criticando o cara... é sempre bom passar a literatura e as informações dos fabricantes. Só queria comentar sobre uma experiência que foi contrária às informações documentadas do fabricante. Eu retirei as velas NGK e pensei que ia quebrar cada uma delas. Nas primeiras 3-4 voltas completas, senti aquela sensação de agarrar/soltar/apertar. Vou instalar A/S nas substituições.
 
#33 ·
Aqui está outro de experiência em primeira mão:
Essa cabeça Ford V-10 é do Triton V-10, que até 2003 tinha a reputação de explodir as velas de ignição. E eu quero dizer que quebra a bobina e tudo. Muito pouco em termos de roscas nisso. Muito apertado rasga as roscas, muito solto deixa-o começar e limpa as últimas roscas durante o funcionamento. O kit correto para reparo custa cerca de US$ 225 com inserções, e eu tenho um na prateleira perto da minha bancada.
Então. Essa cabeça não é de forma alguma como uma BMW.
Próximo.
Um pouco de nunca apreender não vai doer. Se você pode dizer que o carro funciona melhor com ou sem nunca apreender.... Eu prometo que foi outra coisa.
Eu substituí um número incrível de velas de ignição na minha vida, BMW, motores de barco, American Iron, motocicletas, literalmente tudo. Só usei uma chave de torque naquele Triton porque é tão marginal. Nunca tive um problema.
Próximo ponto; Não retire as velas de ignição apenas para inspecionar e reinstalar. (Vou ouvir muita pancada manual aqui!!)
Só retire-as para encontrar um problema. Ou seja, compressão, uma falha de ignição, etc. Elas são de platina e velas muito boas e duradouras. A melhor maneira de estragar algo é mexer nele quando estava funcionando bem.
Quando você retirar as velas de ignição, faça um teste de flutuação nelas. Leve-as ao lago e jogue-as. Se flutuarem, podem ser reutilizadas.

Enviado do aplicativo móvel BimmerApp
 
#35 ·
Instalação e aperto das velas de ignição de acordo com as especificações

Incrível alguns dos comentários acima. A NGK não inclui aconselhamento sobre o seu "revestimento" proprietário com as velas de ignição que vende>>>ponto. No entanto, o seu pequeno gráfico de 1/2 volta/velas novas; 1/4 volta 'velas usadas' tem funcionado para mim durante 30 anos em cabeças de alumínio (sem chave de torque). Foi o que fiz aos 94.500 milhas no meu M62TU e agora aos 114K milhas depois de substituir as velas. Dito isto, substituí uma bobina por uma boa razão e estou à espera do resto. Uso um pouco de anti-seize nas roscas superiores, levemente, pois quero que as velas aterrem E quero que saiam SE... aço e liga se expandem a taxas diferentes.:thumbdwn:
 
#37 ·
Há uma boa discussão, hoje, aqui, que diz que o anti-seize cinza típico não foi projetado para aplicações de alta temperatura (como para velas de ignição):
> E39 (1997 - 2003) > Maneira mais segura de remover velas de ignição presas ?
Posso dizer com 100% de certeza que o anti-seize não foi projetado para aplicações de alta temperatura. O óleo na base aquece... assa e deixa uma pasta semelhante a concreto, que é quase tão boa quanto trava rosca
Claro, este tópico também tem muita informação sobre o que a NGK e a BMW pensam sobre anti-seize para velas de ignição...
> E39 (1997 - 2003) > DIY pictórico para uma substituição de vela de ignição M54 em um BMW 525i E39 de 2002 com 95 mil milhas
 
#40 ·
Acabei de tirar as velas do meu 528i e depois de quase lutar com elas, finalmente consegui tirá-las.
As velas antigas são ngk laser plat. E elas têm alguma corrosão e não posso colocar as novas por medo de espanar. Devo usar anti-seize?
O que fazer?
O manual de oficina Bentley, que é o manual técnico oficial da BMW, afirma que se deve usar uma pequena quantidade de anti-seize de cobre nas roscas das velas. Isto apesar de o fabricante das velas NGK dizer que não é recomendado nem necessário. Eu ainda uso anti-seize, porque a BMW deve ter uma razão para a recomendação, que é contrária à NGK.
 
owns 2001 BMW 540 M-Sport
#43 ·
O material antiaderente prateado é o que eu uso nos prisioneiros de escape e nas velas de ignição. O material de cobre realmente fede quando começa a queimar nos prisioneiros de escape.
 
#44 ·
A Bentley provavelmente fez o manual deles olhando para o BMW TIS
Eu nunca estudei isso, mas parece que a maioria (todos?) dos diagramas nos Bentleys vêm da BMW, então, deve haver alguma relação, eu presumo.

Talvez a Bentley pague à BMW pelo uso de seus diagramas?

A coisa prateada antiaderente é o que eu uso nos prisioneiros de escape e nas velas. A coisa de cobre realmente fede quando começa a queimar nos prisioneiros de escape.
Isso é interessante. Eu não pesquisei qual metal de sacrifício a pasta cinza é feita.

Eu sei que a Permatex faz uma pasta "níquel" especial; mas eu não sei qual metal está na pasta "regular" para nossos motores de alumínio.

Talvez zinco?
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#46 · (Edited)